quinta-feira, 17 de março de 2011

Biografia Do Motorhead


                                                  

A banda britânica de Heavy Metal surgiu no ano de 1975, em Londres. O grande idealizador do grupo foi Lemmy Kilmister. Depois de ser expulso da Hawkwind, sua banda na época, por problemas com drogas, ele resolveu criar o seu próprio grupo para não correr o risco de ser retirado novamente.

O baterista Lucas Fox e o guitarrista Larry Wallis vieram completar a formação que tinha Lemmy Kilmister como baixista e vocalista. O nome escolhido para o novo grupo foi Bastard, que logo caiu por terra e foi substituído por Motörhead, sugestão do empresário e nome de uma das músicas compostas por Kilminster para a antiga banda.

O primeiro álbum foi gravado em 1975, mas só foi lançado cinco anos depois devido a dificuldades criadas pela gravadora. Passa-se um ano e Fox sai do grupo. Os outros integrantes alegam que ele não tinha atitude o suficiente para participar de uma banda como o Motörhead. Phil Taylor se torna o novo baterista.

Wallis deixa a banda no mesmo ano, alegando que voltaria para o antigo grupo. Eddie Clarke assume a guitarra em seu lugar. O trio estava sem gravadora nesta época, e, com a ajuda do empresário, gravaram uma demo com as músicas “White Line Fever” e “Leaving Here” a fim de promover o trabalho da banda.

Em 1997, um produtor cedeu o estúdio para que a banda gravasse uma música. Apesar do tempo escasso, eles gravam não só uma, mas todas as faixas. Desta forma surge o primeiro álbum realmente lançado, “Motörhead”.

Por ter perdido a negociação com uma gravadora, o empresário da banda é despedido. Lemmy convida o empresário do antigo grupo para trabalhar com o Motörhead. Ele aceita, consegue a gravação do single “Louie, Louie” e uma turnê pelo Reino Unido.

No ano de 1979, gravam um novo álbum chamado “Overkill”. O terceiro álbum, “Bomber”, cuja faixa-título era o principal single, foi lançado no mesmo ano. A década de 80 iniciou com uma turnê pela Europa e levou “Leaving Here” à lista das músicas mais executadas.

O quarto trabalho, “Ace of Spades”, sai no mesmo ano da turnê, marcando presença com as músicas “Jailbait”, “Fast and Loose” e a faixa-título. Este disco é considerado aquisição quase obrigatória para os fãs da banda, um dos clássicos do Motörhead.
Em 1981, gravam o primeiro álbum ao vivo, “No Sleep ‘Til Hammersmith”, conquistando o primeiro lugar na lista dos mais vendidos. Um ano depois, Eddie Clarke deixa a banda e Brian Robertson o substitui.

Esta formação dura apenas um álbum, “Another Perfect Day”, e uma turnê. Robertson é demitido, pois se recusava a tocar os clássicos da banda ao vivo. Na procura por um guitarrista eles acabam contratando dois: Phil Campbell e Wurzel. Taylor deixa a banda logo depois para se juntar a Robertson em um novo grupo.

Depois de toda esta mudança, é lançada a coletânea “No Remorse”. No ano de 1990 a banda passa para a gravadora Sony / Epic e grava o álbum “1916”, que traz a curiosa faixa “Going to Brazil”.

O ano de 1991 conta com uma apresentação conjunta entre o Motörhead e a banda brasileira Sepultura no The Christmas Metal Meeting. Um ano depois a banda sai em turnê para divulgar o disco “March or Die” junto de Ozzy Osbourne e Ugly Kid Joe, além de outras bandas renomadas.

Em 1994, lança um novo álbum chamado “Bastards”. O guitarrista Wurzel deixa o grupo um ano depois. O show realizado em Hamburg, no ano de 1999, é transformado no próximo álbum “Everything Louder Than Everyone Else”.

O ano de 2000 é marcado pelo aniversário de 25 anos do Motörhead com um show na Brixton Academy, que vira álbum três anos depois. Em 2004, a banda grava o disco “Inferno” e segue em turnê pelo Reino Unido em parceria com o Sepultura. Um ano depois, o Motörhead ganha o Grammy na categoria Melhor Performance de Metal.

Nos anos seguintes o Motörhead grava mais três discos: “Kiss of Death” (2006), “Better Motörhead Than Dead: Live at Hammersmith” (2007) e “Motörizer” (2008). Atualmente, a banda é formada por Lemmy Kilmister no baixo e no vocal, Phil Campbell na guitarra e Mikkey Dee na bateria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário